sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Estilo Emo

Emos
Este termo originalmente era utilizado para designar o estilo de música “emotional hardcore” dos anos 80 no cenário punk rock. No entanto, nenhuma banda mesmos aquelas que deram origem ao estilo, aceitam o rótulo de emo. Esta palavra é ambígua, pois pode ser utilizada como um rótulo que agrega bandas que emergem do cenário udergroud, quanto para definir a cultura alternativa onde uma pessoa demonstra muita sensibilidade.
Emo (abreviação do inglês emotional) é um gênero de música derivado do Hardcore. O termo foi originalmente dado às bandas do cenário punk de Washington, DC que compunham num lirismo mais emotivo que o habitual.
Existem várias versões que tentam explicar a origem do termo "emo", como a que um fã teria gritado "You´re emo!" (Você é emo!) para uma banda (os mitos variam bastante quanto a banda em questão, sendo provavelmente o Embrace ou o Rites of Spring).
No entanto, a versão mais aceita como real é a de que o nome foi criado por publicações alternativas como o fanzine Maximum RocknRoll e a revista de skate Thrasher para descrever a nova geração de bandas de "hardcore emocional" que aparecia no meio dos anos 80, encabeçada por bandas da gravadora Dischord de Washington DC, como as já citadas Embrace e Rites of Spring, além de Gray Matter, Dag Nasty e Fire Party.
Nesta época, outras bandas já estabelecidas de hardcore, como 7 Seconds, Government Issue e Scream também aderiram à esta onda inicial do chamado "emocore", diminuindo o andamento, escrevendo letras mais introspectivas e acrescentando influências do rock alternativo de então.
É importante lembrar que nenhuma destas bandas jamais aceitou ou se auto-definiu através deste rótulo. A palavra "Emo" era vista como uma piada ou algo pejorativo e artificial.
O gênero (ou pelo menos o clássico estilo de Washington, o DC sound) primeiramente explorado por bandas como Faith, Rites of Spring e Embrace tem suas raízes no punk rock.

É fácil identificar uma pessoa de estilo emo, basta analisar a aparência e vestimenta dos mesmos, que são:
• Ténis nacional Vans, Mad rats ou all stars



• Cintos com pregas prateadas

• Colares e pulseiras inspirados na personagem Wilma Flintstone

• Pins em bonés, mochilas, blusas ou calças


• Blusas pretas normalmente com desenhos infantis.


• Skinny jeans (calças muito justas)



• Saia quadriculada em vermelho e preto



• Pintam as unhas de preto
•Passam lápis preto nos olhos



• Possuem vários piercings principalmente no lábio



• Muitos possuem tatuagens



Além de tudo isso, há a marca registrada dos emo que é uma franja usada em cima dos olhos, somente de um lado do rosto.


sexta-feira, 23 de outubro de 2009

O que significa "estilo"




O universo da moda é sem dúvida fabuloso. As luzes da ribalta, o mundo das passerelles, os modelos que nos fazem cresçer água na boca nos seus anúncios que os colocam num pedestal...

Somos constantemente bombardeados com revistas ilustradas com os mais belos vestidos, nos mais belos locais, na grande maioria envergados por pessoas que nos causam profunda inveja e nos fazem querer ser iguais. E é nesses momentos que nos esqueçemos da nossa identidade.

A moda é um padrão, a partir do qual cada um de nós deve criar o seu estilo, a sua própria identidade. O que me leva a perguntar: Afinal o que é ter estilo?
Esta é a pergunta de partida para um conjunto de perguntas e respostas que foram cuidadosamente elaboradas por forma e informar e esclarecer até onde podemos estar na moda.

Ter estilo é muito relativo. Alguém sabe realmente o que é ter estilo? Ou também anda enganado no meio de muitas definições de estilo? Para já deixamos umas pistas que lemos outrora e que nos encorajaram a elaborar este trabalho:

1º - Estilo não tem uma definição mundial.

2º - Cada um cria o seu próprio estilo.

3º - Ainda existem muitos mitos a desfazer sobre o estilo.

4º - Como e quando é que nos sentimos identificados com algum estilo?

5º - O que são sub-estilos?